14 de abril de 2015

Santa Inês recebe o primeiro Fórum Territorial de Cultura nesta quarta-feira, 15






De acordo com as políticas nacionais, e por determinação do governador Flávio Dino, a Secretaria de Estado de Cultura (Secma) e o Conselho Estadual realizam, neste mês, seis Fóruns Territoriais, visando o fortalecimento dos sistemas municipais e a estruturação da política estadual de Cultura.A primeira cidade a receber os Fóruns é o município de Santa Inês, que representará Território Oeste Maranhense, em evento realizado de 9h às 17h desta quarta-feira (15), no auditório da Prefeitura.


A primeira rodada de painéis versará sobre temática que envolve os Sistemas Estadual e Municipal de Cultura, conduzido pela secretária de Estado de Cultura, Ester Marques. Além disso, terão painéis sobre gestão de Políticas Públicas de Cultura, ministrado pela assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da Secma, Rozenir Mesquita e sobre o papel do Conselheiro Estadual de Cultura no processo construtivo da Política Cultural, que será proferido pelo conselheiro Estadual, Dionílio Almeida. Também serão apresentadas as propostas do regimento eleitoral do Conselho Estadual de Cultura para o biênio de 2015 a 2018.


O Prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, falou sobre o evento: “O processo eleitoral dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura - CONSEC é deveras necessário, porque amplia a capacidade de análise e de fiscalização das ações culturais no estado. O Fórum Territorial de Cultura é um espaço legítimo para a construção de novas políticas para esse setor tão nobre”.


Para o Secretário de Cultura, Carlos Daffé, o fórum “é um momento importante para todos nós. Sairemos mais fortes para as lutas cotidianas. E, com certeza, aumentará nossa vontade de fazer mais pela cultura do Vale do Pindaré”. 



Após a realização do Fórum Territorial em Santa Inês, a próxima cidade a receber o evento será o município de Pinheiro, na Baixada Maranhense, que realiza o Fórum, nesta sexta-feira (17); no leste maranhense, a programação, chega no dia 21, e será realizada em Barreirinhas. A região central do estado ganhará dois Fóruns, realizados pela Secma e pelo Conselho Estadual de Cultura – um no dia 24, em Pedreiras e outro no dia 27, em Grajaú. Já a Região Sul contará com um Fórum, a ser realizado no dia 30.

Após essa rodada de Fóruns, o governo do Estado inicia o seu preparo para o Fórum Estadual, que reunirá delegados e conselheiros em São Luís, nos dias 28 e 29 de maio.

“Os Fóruns são antes de tudo, espaços legítimos da democracia. Por isso, é uma ação prioritária do governo Flávio Dino, desde o seu primeiro dia à frente da gestão estadual. Dos 217 municípios maranhenses, apenas 163 aderiram ao Sistema Nacional de Cultura, e por isso a sua realização representa o nosso trabalho de acompanhamento da municipalidade, a fim de que possamos fortalecer a política cultural de todo o Maranhão”, destacou a secretária Ester Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.