14 de abril de 2015

Sebrae integra visita técnica aos piscicultores de Itans


Fórum em Defesa da Baixada Maranhense conheceu projeto de piscicultura modelo no estado. Sebrae oficializou projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva


O Sebrae integrou missão do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, que realizou visita técnica aos piscicultores que atuam no povoado Itans – no município de Matinhas – no sábado (11). O fórum é composto por autoridades e líderes de classes dos municípios dessa região do estado, que tem demonstrado preocupação com a realidade das comunidades locais, buscando alternativas para o crescimento econômico e sustentável dos municípios.

A caravana contou com a participação de prefeitos, deputados, intelectuais, empresários e formadores de opinião, com o objetivo de conhecer as boas práticas implementadas na comunidade que se tornou referência para o mercado estadual da piscicultura, aproveitando ideias que poderão ser utilizadas em outras cidades, contribuindo na melhoria de vida das famílias da Baixada Maranhense.

O superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que integra o fórum, acompanhou a caravana a Itans, onde relatou a parceria do Sebrae com a comunidade local, ressaltando a importância das capacitações técnicas e em gestão que foram ofertadas aos produtores. “A principal mudança foi na qualidade de vida das famílias do povoado, que passou a ter garantidos o trabalho e a renda, dando a eles a possibilidade de planejar um futuro cada vez melhor. O Sebrae tem caminhado junto com essa comunidade e vai permanecer na caminhada”, reiterou o superintendente. 

O gerente da Regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz, que acompanha o projeto de criação de peixe em cativeiro da região há quase dez anos, disse que o papel do Sebrae é apoiar e mostrar que, através do conhecimento, é possível mudar para melhor uma realidade, proporcionando desenvolvimento e melhoria de vida. Muniz lembrou que na última semana, a unidade regional do Sebrae em Santa Inês – que atende à comunidade de Itans – oficializou um projeto estruturante que vai dinamizar a cadeia produtiva da piscicultura.

“Nossa meta é trabalhar com 220 piscicultores em 11 municípios da região, através de ações que visam fortalecer a cultura da cooperação, estimular o empreendedorismo, melhorar os processos de gestão da produção e comercialização dos empreendimentos”, declarou.

Comprometimento público - Durante a reunião, os prefeitos de Viana, Francisco Gomes; e de Matinha, Beto Pixuta, assinaram o termo de contratualização do projeto voltado para o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura, juntamente com o superintendente do Sebrae, João Martins. Pelo documento, todos se comprometeram em apoiar as ações do projeto – previstas até 2017.

“Neste momento, o Sebrae renova o compromisso de continuar nos próximos três anos apoiando e trazendo conhecimento para os piscicultores de Itans e toda região da Baixada Maranhense através do projeto que aqui foi contratualizado”, declarou o gerente do Sebrae em Santa Inês.

Texto: Gilciléa Marques - Sebrae/Santa Inês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.