18 de maio de 2015

Santa Inês: Promotoria de Justiça realiza palestra para estudantes de escola pública


A Promotoria da Infância e Juventude de Santa Inês realizou na manhã desta segunda-feira, 18, uma Palestra educativa com os alunos do 1º ano da Escola Estadual José Sarney Costa, sobre tema referente ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.


O evento foi idealizado pelo Promotor de Justiça Marco Antônio Santos Amorim em parceria com a direção da escola e teve como objetivo principal conscientizar os alunos sobre a gravidade da violência sexual, e a importância da luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, bem como sensibilizá-los e ensiná-los as formas de se proteger e como denunciar os agressores.
Participaram, ainda, do evento representantes dos Conselhos Tutelares de Santa Inês e de Bela Vista do Maranhão que relataram a importância dos respectivos Conselhos no combate à exploração sexual das crianças e dos adolescentes.

Por que 18 de Maio? 

Araceli Cabrera Sanches
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Este era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. Apesar de diversas pessoas terem testemunhado o crime, não houve denúncia e o caso ficou impune.

Portanto, em memória à menina Araceli, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.