31 de julho de 2015

Salto na Educação muda o dia a dia de famílias da zona rural de Santa Inês




Estudantes da Escola Municipal Rui Barbosa, no povoado Bela Vista (Muriçoca), zona rural de Santa Inês, mostraram nesta sexta-feira (31), porque o programa Mais Educação é fundamental na vida daquela comunidade. Muito além do que rezam as cartilhas, o Mais Educação ultrapassa os macrocampos pedagógicos, influenciando, diretamente, no dia a dia dos moradores do povoado Bela Vista. 


Nesta sexta, um balanço parcial das atividades desenvolvidas por meio do programa revelaram que a expansão do tempo diário dos estudantes na escola resulta, de fato, na garantia do direito à aprendizagem significativa e ao desenvolvimento desses alunos... e vai além.
O povoado Bela Vista tem pouco mais de 100 famílias. Os habitantes sobrevivem, basicamente, do cultivo de pequenas roças.  Pecuária e comércio  também são fontes de renda, mas exercem pouco impacto econônimo naquela comunidade. 
As crianças crescem vendo os pais na lida diária da roça, mas foi na escola que Bruno Lopes de Azevedo,13 anos de idade, descobriu o canteiro sustentável. Desde o planejamento, passando pela preparação da terra e adubo adequados até a colheita, tudo era novidade e o estudante multiplicou as infomações. "Eu sempre vi meu pai trabalhando e ajudava ele, de vez em quando, ao terminava minhas tarefas escolares. Quando o programa chegou na nossa escola eu pensava que eu já sabia de tudo. 'Me' enganei e descobri que eu 'podia' ajudar meu pai e toda minha família levando o que aprendi aqui 'pra' casa", disse.
Assim ocorreu, também, com outros alunos que optaram pela atividade "Canteiros Sustentáveis". Atualmente, na escola Rui Barbosa, os estudantes têm quatro atividades extraclasse desenvolvidas por meio do Mais Educação: Atletismo, Dança, Campo do Conhecimento e Canteiros Sustentáveis. Segundo a diretora da escola, Francisca Gama, as atividades foram iniciadas no início de abril e serão finalizadas - com novas apresentações - no dia 31 de agosto deste ano.
A professora Daiane da Silva e Silva, uma das grandes incentivadoras locais, diz que professores e alunos aprendem juntos. "Eles interagem bastante. A gente adquiriu bastante conhecimento que usaremos pra vida toda. Não queremos parar por aqui". 

O coordenador do programa em Santa Inês, professor Anacleto Pereira dos Santos acompanha os trabalhos de perto nas 39 escolas do município de Santa Inês cadastradas no programa, seja na zona rural, seja na zona urbana. Para ele, ver a culminância de um trabalho feito com dedicação é sempre motivo de alegria e orgulho.
"Aqui estamos vendo a realidade acontecendo. As ações sendo desenvolvidas. Os pais abraçaram, os alunos abraçaram. Os professores abraçaram. É a prova do compromisso do prefeito com a Educação no município de Santa Inês que, por meio da Secretaria de Educação se empenha em desenvolver todos os programas que o Mec oferece", ressaltou o coordenador.

O programa Mais Educação é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Santa Inês. Ao contrário do que ocorria em anos anteriores, o prefeito Ribamar Alves, além de aderir ao programa, empenhou-se para que funcionasse. O resultado desse empenho são milhares de crianças e adolescentes atendidos nas zonas urbana e rural do município.

'"O programa nunca tinha acontecido em Santa Inês, de fato, de verdade. Acontecia no papel, mas na prática isso só vem acontecendo de 2013 pra cá", finaliza Anacleto dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.