31 de agosto de 2015

Academia Jovem Concertante se apresenta em Santa Inês nesta quinta-feira, 3


Com patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e o apoio da Prefeitura de Santa Inês, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a turnê da Acadêmia Jovem Concertante estará em Santa Inês na próxima quinta-feira (3), para apresentação na Praça da Saudade, a partir das 20h. A entrada é franca.

Com 34 jovens músicos compondo a orquestra (destes, oito são maranhenses) a Academia Jovem Concertante está no Maranhão pelo segundo ano consecutivo. Em 2014, a turnê passou por cinco cidades maranhenses.

Este ano, depois de apresentar-se em São Luís (28/8) e em Açailândia (30/08), o grupo fará apresentações, ainda, em Bom Jesus das Selvas (1º de setembro), Santa Inês (03/9) e Alto Alegre do Pindaré (04/09). Em todas as cidades, a orquestra também fará apresentações durante o embarque nas estações do trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás.


A Academia Jovem Concertante tem direção artística da pianista Simone Leitão e regência do violinista Daniel Guedes. O projeto tem como objetivo dar a jovens do Norte e Nordeste a oportunidade de experimentarem e ingressarem em uma orquestra profissional, promovendo o acesso à música de concerto. Em seu programa de 2015, a orquestra apresentará o Samba de Avião, de Tom Jobim, como forma de homenagear o maestro que faleceu há 20 anos, além de celebrar os 450 anos do Rio de Janeiro.

Os músicos vão explorar a primeira sinfonia de Beethoven e um grande concerto romântico para piano, o concerto de Schumann em Lá menor, preferido dos programas anuais das maiores orquestras do mundo. Também no programa, a suíte de Ernani Aguiar, que faz parte do catálogo de grandes obras para cordas brasileiras. Inspirada em motivos nordestinos, a obra é muito interessante para os músicos assim como para o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.