20 de agosto de 2015

Ação social marca o Dia Nacional do Ciclista em Santa Inês


O Dia Nacional do Ciclista é comemorado em 19 de agosto. Adeptos da modalidade em Santa Inês não deixaram a data passar em branco. Nessa quarta-feira, representantes dos grupos Bike clube, Os Pedaleiros, Pedal a 2 e Pedal 18 realizaram ação social na Praça das Laranjeiras, no início da noite.

Nutricionista, enfermeira, massagista, preparador físico e até depiladora participaram do movimento. Muita informação, exercícios e, acima de tudo saúde! Mais uma excelente iniciativa da galera dos pedais em Santa Inês! 

(Fotos/Josino Catarino)

Confira abaixo 10 curiosodades do Dia Nacional do Ciclista - Por elciopadovez

1. A comemoração foi instituída em 2006, para homenagear Pedro Davison, ciclista e biólogo que morreu atropelado na capital do país, Brasília.

2. Existem ainda outros dias do ano voltados para o ciclista e a modalidade. No dia 15 de abril é comemorado o Dia Internacional do Ciclista. Já Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) considera 8 de dezembro como a data oficial, já que é o dia da Madonna Del Ghisallo, a padroeira dos ciclistas.

3. A cidade de Guanambi (BA) organiza o passeio ciclístico com maior número de participantes no Brasil. Todo ano, em comemoração ao Dia do Trabalho, mais de 10 mil ciclistas pedalam pela cidade, que tem pouco mais de 85 mil moradores.

4. A expectativa é que, até o fim de 2015, o Brasil receba mais 1.400 km de ciclovias. Essa é a mesma distância entre São Paulo e Porto Seguro (BA). Os espaços para os ciclistas estão sendo construídos em 20 capitais do país.

5. Atualmente, o Brasil conta com 1.697,7 km de ciclovias. O Rio de Janeiro lidera em quilometragem, com 380 km, seguido por São Paulo, com 205 km, e Curitiba, com 181 km.

6. A cidade de São Paulo possui dez bicletários em estações do Metrô (Sé, Liberdade, Paraíso, Tamanduateí, Vila Madalena,Corinthians/Itaquera, Guilhermina/Esperança, Carrão, Brás e Santa Cecília), além de três anexos às estações Butantã, Pinheiros e Faria Lima, na Linha Amarela. Para utilizar o serviço, das 6h às 22h, o ciclista deve usar cadeado próprio.

7. Nas estações da CPTM, há 24 bicicletários. Somando metrô e trem, há espaço para se guardar sete mil bicicletas.

8. Um dos ciclistas mais velhos em atividade do mundo, o francês Robert Marchand, de 104 anos, é o primeiro atleta centenário a percorrer 23,2 quilômetros em 60 minutos, marca alcançada em 2011.

9. Copenhague, a capital da Dinamarca, é considerada internacionalmente como a cidade mais amigável para os ciclistas. A pesquisa da Consultoria Copenhagenize, especializada em meios alternativos de transporte, colocou Amsterdã, Eintrach e Eindoven, na Holanda, no Top10 dos melhores e mais seguros centros para pedalar.

10. A mais bem ranqueada cidade na América do Sul na pesquisa foi Buenos Aires, na Argentina, em 14º lugar. Entre as 20 melhores cidades no mundo para os adeptos da bicicleta como filosofia de vida, apenas a capital argentina, Minneapolis, nos EUA, e Montreal, no Canadá, estão fora da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.