4 de agosto de 2015

Agricultura de Santa Inês presente em eventos estaduais





Numa mostra de que o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Santa Inês está no caminho certo, os programas implantados no Município estão servindo de modelo para seminários realizados em nível estadual e também em encontros nacionais.

No último mês, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura recebeu convite para participar do Seminário de Inspeção Sanitária e Políticas de Comercialização da Agricultura Familiar, evento realizado em São Luís pelo Governo do Estado.
Superintendente do MAPA no Maranhão, José Antonio, Fabrício Morais, secretário de Agricultura de Santa Inês e a representante do MAPA, no Sebrae de Bacabal
Sob o tema “Mais produção e comercialização na agricultura familiar”, o evento constou de palestras de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e da Agência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Agerp).

As palestras abordaram temas relacionados à agricultura familiar; sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o qual a atual gestão municipal fez funcionar em Santa Inês e está servindo de modelo para outros municípios. Outro tema abordado foi sobre o Serviço de Inspeção Estadual. Neste caso, Santa Inês largou na frente e criou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), implantado através de Lei e que está em vigor desde o ano passado.
Outro destaque para este seminário é que as ilustrações dos folhetos foram retiradas a partir de fotografias de ações realizadas no município de Santa Inês, onde os Programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA) movimentaram quase 3 milhões de reais de 2013 até a presente data.
O secretário municipal de Agricultura, Fabrício Morais Filho, ressalta que a implantação do PAA e Pnae em Santa Inês tem sido um dos maiores acertos da gestão do prefeito Ribamar Alves. “O gestor e a primeira-dama Luana Alves foram felizes quando priorizaram a implantação desse projeto. Está dando muito certo e hoje somos destaque no cenário estadual”, enfatiza o secretário.

BACABAL

A Secretaria de Agricultura de Santa Inês também esteve representada no Lançamento do Programa “Construindo uma proposta de apoio aos produtores rurais da classe D e E”.

O evento aconteceu no mês passado, no auditório do Sebrae de Bacabal e foi organizado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), e teve como objetivo promover 400 mil produtores rurais do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) que estão com renda proveniente da agricultura insuficiente (Classes D e E) para a Classe Média Rural.

O programa beneficia produtores com assistência técnica, incrementos tecnológicos, dentre outros benefícios. No Maranhão, neste primeiro momento, foram incluídos no programa três regionais, entre elas os 20 municípios da região do Médio Mearim.

Entre os cerca de 10 secretários municipais de Agricultura da Regional do Vale do Pindaré presentes ao evento, Fabrício Morais destaca que os municípios desta região serão contemplados na próxima etapa do Programa, o que acontecerá no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.