4 de agosto de 2015

Maranhenses têm até sexta-feira (7) para votar prioridades de investimentos para Orçamento Participativo 2016

Os maranhenses têm até sexta-feira (7) para votar nas prioridades de investimentos para o Orçamento Participativo 2016. As propostas, escolhidas durante as Escutas Territoriais, estão disponíveis na Plataforma Digital de Participação Popular – Participa MA. A partir do cadastro no site www.participa.ma.gov.br a população pode votar na melhor proposta para a sua região. A votação está sendo realizada desde o dia 27 de julho.

O Participa MA, criado pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), é a principal ferramenta digital de diálogo entre o poder público estadual e sociedade. A plataforma também será um espaço para debates, consultas públicas, votações e de visibilidade das ações de participação que irão consolidar a instalação do Sistema Estadual de Participação Popular. A votação das propostas do Orçamento Participativo (OP) é a primeira ação que utilizará a Plataforma como instrumento para a participação popular.

O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou a importância da participação dos maranhenses para a construção de um novo cenário político. “A marca do governo Flávio Dino é a participação popular. Para mudar o Maranhão é preciso envolver a população na busca de solução dos problemas que o Estado enfrenta. Por isso, os maranhenses estão participando diretamente da indicação de prioridades e investimentos do Governo”, afirmou.

As propostas sugerem ações de investimentos em áreas como a Qualidade de Vida (saúde, saneamento, meio ambiente, esporte e lazer, habitação, infraestrutura e mobilidade urbana); Desenvolvimento Socioeconômico (Trabalho e renda, turismo, pecuária, pesca e aquicultura, agricultura, indústria e comércio); Desenvolvimento Humano (Educação, ciência e tecnologia e cultura); Defesa Social (segurança, sistema penitenciário e trânsito); e Direitos Humanos (assistência social, participação popular e inclusão social).

A professora Helena Duarte, moradora da Região Metropolitana, fez questão de participar do processo. “Acho de grande importância essa iniciativa do Governo do Estado. É fundamental que a população participe das decisões políticas não só durante a escolha dos governantes, mas também durante todo o mandato, cobrando e acompanhando as decisões, pois temos o privilégio de viver em uma democracia”, disse.

Para as pessoas que não têm acesso à internet, o Governo está disponibilizando pontos de votação, em diversas instituições coordenadas pelas Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Viva Cidadão e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão (Fetaema). “O objetivo é garantir que todos os maranhenses tenham oportunidade de participar desse processo democrático que fortalece a voz da população nas decisões do governo”, salientou Francisco Gonçalves.

(Sedihpop)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.