26 de novembro de 2015

SEMED realiza II Workshop em parceria com o PROCEL

“Não utilizamos meios renováveis de fornecimento de energia elétrica, por isso, economizá-la é a melhor forma de termos eletricidade com qualidade, sem falar da redução no valor da conta de energia”. Essas foram as palavras dita pela professora Francisca Rocha no ano de 2013, lembra? Ano que o PROCEL iniciou uma grande parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Inês. Pois bem. Na manhã desta quarta-feira (25), no auditório da prefeitura de Santa Inês, aconteceu o II Workshop do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL.

Esse segundo momento foi o fechamento de um trabalho que levou dois anos e estimulou muito a mudança de comportamento e a aquisição de novos hábitos de consumo. Os alunos da rede municipal de ensino apresentaram aos participantes do II Workshop como é importante economizar energia, e água também, é claro. Pois como ressaltou o coordenador do Programa Eletronorte de Eficiência Energética (PEEE), Arthur Quirino, devemos também economizar não só energia. “75% de nossa energia vem de usinas hidrelétricas, isso quer dizer que se economizarmos água, é claro que estaremos ajudando no fornecimento de mais energia.”, disse Arthur. “Claro que é preciso economizar também energia e virse e versa.”, finalizou ele.
15 escolas participaram desse projeto, desenvolvendo muitas ações e na culminância de encerramento os alunos trouxeram maquetes com a utilização da energia eólica, usaram teatro de fantoches e paródias para mostrar de forma criativa que é possível economizar eletricidade e assim termos qualidade de vida e sustentabilidade.
A secretária municipal de educação de Santa Inês Concita Costa agradeceu o empenho das escolas em disseminar o projeto junto à comunidade, em serem multiplicadores de novos hábitos. "Vivemos em um mundo contemporâneo, onde as parcerias são de extrema relevância para obtenção de resultados satisfatórios e que atinjam o maior número de pessoas.", disse a secretária. Concita disse ainda que o município vive um momento de grandes transformações ambientais, e essa parceria mostrou não só aos alunos, mas todos os envolvidos no projeto que é preciso sim adotar novos hábitos, evitando o desperdício. “É de fundamental importância para que possamos continuar usufruindo dos benefícios da natureza. A economia de energia é apenas um desses benefícios. Esse projeto não encerra aqui, ele está apenas começando, foi a primeira etapa.”, finalizou a secretária.

Saiba um pouco sobre o PROCEL:
O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL é um programa que visa ao uso racional de energia elétrica e foi instituído em 30 de dezembro de 1985pelos Ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio do Brasil, por meio da portaria 1.877 e é gerido por uma secretaria executiva ligada à Eletrobrás.

Em 18 de julho de 1991, o PROCEL foi transformado em Programa de Governo, em decreto presidencial, tendo assim sua abrangência e responsabilidade ampliadas.

Assessoria de Comunicação da SEMED de Santa Inês-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.