4 de novembro de 2015

VI Encontro de Grupos de Teatro de Alto Alegre do Pindaré


A Secretaria Municipal de Cultura de Alto Alegre do Pindaré realiza a partir desta quinta-feira, dia 5, o VI Encontro de Grupos Teatrais. O evento segue, com vasta programação, até o próximo dia 8, no Teatro Municipal daquele município.  O Agente Cultural Domingos Conegundes é o grande homenageado desta edição.


Atrações
Grupos Teatral dos povoados Mineirinho (Cena Aberta), Auzilândia (GRAT), BETA DE ESCORPIÃO Igreja Adventista, Grupo Nós em Cena, Primeiro Ato, Arapapá (Grupo Talento Brasil), Núcleo de Teatro AD Madureira, o Grupo Renascer da Cidade de Bom Jardim, como convidados e no dia 05/11 apresentação do cantor Washington Cavalcante.

Todos os grupos convidados desenvolvem atividades artísticas junto às comunidades.
Com patrocínio da Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré, o encontro tem organização do Coordenador do Teatro Municipal José Reinaldo Ferreira (PIPOCA).

DOMINGOS CONEGUNDES
MESTRE DA CULTURA POPULAR DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ - MA
Domingos Conegundes nasceu no povoado de Irapiá, no município de Tuntum, no estado do Maranhão no dia 03 de Novembro de 1946 e faleceu em 14 de janeiro de 2012, em São Luis.

Passou a maior parte da infância ouvindo o pai dele, Cicero, cantando músicas de mangaba, brincadeira tradicional da nossa região.

Seu Domingos, como era conhecido, chegou a Alto Alegre do Pindaré em 1986 e foi fundador dos "AMO" Cantador do Boi de Matraca "Estrela do Vale de Alto Alegre do Pindaré" e um dos seus ensinamentos e paixão foi, sem dúvida salvaguardar as manifestações culturais do povo alto alegrense, como a Mangaba, a A Dança da Peneira, o Bumba-meu-boi, a Festa do Divino e a Reisada.

Já dizia o Mestre da Cultura Popular seu Domingos - "O homem só se faz homem enquanto brincar"

"O mais importante na arte popular não é o objetivo produtivo, mas sim o artista, o povo, a comunidade."

Viva a Cultura Popular
Viva Domingos Conegundes.


PROGRAMAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.