25 de fevereiro de 2016

OPINIÃO - De Volta e Fortalecido


OPINIÃO
A população de Santa Inês vibra a liberdade de Ribamar Alves. Manifestações de alegria estão sendo registradas nos quatro cantos da cidade e na zona rural do município. Santa Inês - sede e povoados - está em festa.

"Se trata de um prefeito que recebeu milhares de votos e que parte da população, a família e os amigos clamam por sua liberdade", disse o desembargador José Luiz Almeida justificando o seu voto a favor da substituição da prisão preventiva por medidas alternativas na manhã desta quinta-feira (25), na 2ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão.Para o magistrado a prisão é a última das opções, sendo utilizada em situações em que o acusado apresenta risco à sociedade, além de considerar a possibilidade que o gestor, ao final do processo criminal, possa vir a ser absolvido da acusação do crime de estupro.


O relator ressaltou, ainda a fragilidade do depoimento da vítima como a única prova da acusação. “A prisão seria uma medida extrema diante de uma situação que, a meu juízo, não está devidamente esclarecida”, avaliou José Luiz Almeida, cujo voto foi seguido pelo desembargador João Santana.

Festa em Santa Inês
A mim, a reação popular deixa nítido o maior temor de opositores políticos: Alves retorna à sua cidade natal ainda mais fortalecido. Era tudo o que eles não queriam. Vítima de perseguição política e "tramóia", Ribamar sofreu o pão que o dia amassou do dia 29 de janeiro, quando teve a prisão preventiva decretada, até esta quinta-feira. A oposição tripudiou como pode nesse período e, sob efeito de liminar, Dino assumiu a prefeitura. 

Com "trocentas" pulgas atras da orelha, o povo começou a questionar o porquê disso, a razão daquilo e chegou à conclusão óbvia de que Ribamar não é o ser humano exemplo de toda a raça, mas daí a fazer o que tentaram imputar a ele seria duvidar da inteligência do povo.

A primeira batalha foi vencida. O povo de Santa Inês desvencilhou-se da armação e seu representante maior (de fato) está em liberdade. Uma nova batalha inicia-se. 
Do ponto de vista criminal, Ribamar está apto a voltar ao lugar aonde o povo o colocou e de onde foi arrancado à força. Mas, uma nova batalha deve ser vencida. Os advogados do socialista buscam agora derrubar a liminar que determinou a posse do vice, Ednaldo Alves Lima, para devolver o mandato a quem de direito.

Fakes
A associação criminosa montada por perfis falsos no Facebook corre contra o tempo para criar factoides e outras mentiras (inerentes ao próprio ser dela) na vã tentativa de macular a vitória popular. O pior é que, lamentavelmente, ainda há ignorantes nesse nível de se deixar levar por montagens fotográficas e meia dúzia de palavras digitadas na escuridão do calabouço do castelo.

Ah... e antes que alguém repita a imbecilidade: "as tuas reportagens eram mais imparciais etc etc etc", ressalto tratar-se de um artigo de opinião. MINHA opinião enquanto ser pensante. 

Eu conto a minha história. Quem quiser que conte outra.

A saber
Decisão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão: por 2 votos a 1, os desembargadores decidiram pela liberdade de Alves na manhã desta quinta-feira, 25. A saber: José Luis Almeida e João Santana votaram a favor e Vicente de Paula, contra.


Veja mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.