29 de abril de 2016

Pindaré sediará etapa estadual de concurso nacional de robótica

Criado para promover a educação profissional e tecnológica no estado, o Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) avança na concretização de seu objetivo. No mês de setembro, a Unidade Plena de Pindaré Mirim receberá a etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica 2016.

“A realização desse evento é importante porque significa que estamos no caminho certo. Que acertamos ao criar o Iema e oferecer uma educação profissional e tecnológica em tempo integral. Os primeiros frutos começam a aparecer”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

O Torneio Juvenil de Robótica (TJR) é um evento gratuito de abrangência nacional que ocorre desde 2009 e que tem como objetivo a difusão da Robótica no ambiente escolar da Educação Básica até a Educação Superior, uma oportunidade para os alunos maranhenses.

“É a abertura de mais uma janela de oportunidades educacional e profissional, para que eles possam desenvolver novas competências e habilidades técnicas”, destacou Almada.

Além disso, o secretário também falou da conquista que o evento representa para os professores da instituição. “Isso tudo representa também o reconhecimento desses professores enquanto profissionais e indivíduos, além dos materiais lá existentes, fundamentais para o desenvolvimento de uma educação de qualidade”, concluiu.

Torneio
Durante o ano, o TJR – Torneio Juvenil de Robótica –, realiza etapas regionais, em que as equipes escolares melhor colocadas nas etapas concorrem numa etapa final que este ano será realizada no Rio de Janeiro, competição que envolve viagem, premiações, além de material para desenvolvimento das capacidades dos alunos envolvidos. Outra novidade é que os vencedores de 2016 também irão participar de uma etapa internacional.

A final do TJR Torneio Juvenil de Robótica será realizada no dia 26 de novembro, no Rio de Janeiro. A etapa estadual do concurso será realizada no dia 2 de setembro, no Iema de Pindaré Mirim.

Para participar, os alunos e professores precisam formar equipes e submeter o projeto, bem como candidatura à organização do evento, o que pode ser feito no site http://www.torneiojrobotica.org

Secap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.