5 de julho de 2016

Prefeitura de Santa Inês realiza Feira do Livro de 13 a 15 deste mês

22 anos se passaram após a realização da 'mais recente' feira do livro que se tem registro no município de Santa Inês. Isso mesmo! Em 1994 a Vale mobilizou a comunidade estudantil e promoveu o evento literário na capital do Vale do Pindaré.

Hoje
Considerando o intenso trabalho - desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino - de formação do leitor e na ampliação da capacidade cultural e intelectual dos estudantes, a Prefeitura de Santa Inês, por meio da Secretaria de Educação, vai realizar uma mega Feira do Livro no município. A determinação partiu do prefeito Ribamar Alves que, em conversas com educadores e com o secretário Paulo Rodrigues, solicitou que o evento marcasse o encerramento do primeiro semestre letivo das escolas públicas municipais.

A Feira do Livro de Santa Inês será realizada no Ginásio João Cambinha de 13 a 15 de julho.

Será, realmente, um mega evento que promete ficar na História. Para se ter uma ideia, 16 autores da Academia Maranhense de Letras ministrarão palestras aos presentes sobre temas que envolvem a linguagem, leitura, literatura etc. "O professor Sebastião Moreira Duarte, expert em literatura norte-americana estará ministrante palestra sobre Gonçalves Dias, já que ele é um dos maiores estudiosos desse autor no mundo", completou o secretário de Educação Paulo Rodrigues. 
A parte interna do ginásio será usada para exposições de editoras, recitais, palestras e apresentações de peças teatrais.

O lado de fora do ginásio também será bem aproveitado. O planetário da UFMA, (isso mesmo!) estará no local que também terá espaço para atividades voltadas às crianças (muro literário e muito mais).

"A Feira será um momento ímpar, sui generis, de relação afetiva com o livro, com o autor e com a leitura. É por demais importante essa feira, pensada e ofertada a população de Santa Inês pelo prefeito Ribamar Alves", finalizou o secretário.

'Taí'... é uma excelente pedida para quem gosta de uma boa leitura e uma ótima oportunidade de envolver ainda mais as crianças e jovens de Santa Inês nesse universo maravilhoso das letras.

Mais sobre o Professor Sebastião Moreira Duarte
Licenciado em Filosofia e Pedagogia, é professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão, onde ingressou em 1972. Mestre em Administração Universitária pela Universidade do Alabama, e doutor em Literatura Latino-Americana pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. No Brasil, exerceu atividades docentes e administrativas em universidades do Maranhão e da Paraíba. Foi visiting scholar das universidades de San Diego, na Califórnia, e de Illinois (Urbana-Champaign), além de professor da Universidade do Tennesse, em Knoxville, nos Estados Unidos. Tem publicado diversos trabalhos em periódicos educacionais e literários do Brasil e do exterior. Entre 1999 e 2001 foi um dos colaboradores da coluna Sacada, de O Imparcial. Coordenador editorial da coleção Maranhão Sempre, pela qual foram publicados 24 títulos da bibliografia maranhense, com o selo da Editora Siciliano (SP) e sob o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão. Atualmente presta colaboração editorial ao Instituto Geia, pelo qual tem trabalhado em numerosas publicações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.