1 de março de 2018

Santa Inês - Após denúncias, criança que ingeriu soda cáustica vai ser alimentada por meio de sonda

Finalmente, após 3 meses de sofrimento, a criança de um ano e meio que ingeriu soda cáustica na zona rural de Santa Inês (veja reportagem sobre o caso aqui) foi submetida, nesta quinta-feira (1º), a procedimento de inserção de sonda para administração de alimentos no Hospital Juvêncio Matos, em São Luís. 

Familiares e amigos usaram as redes sociais para denunciar a situação triste e revoltante na qual se encontrava o pequeno Vandeílson de Sousa Costa. Com parte do aparelho digestivo danificado por causa da ingestão do produto altamente corrosivo, a criança não conseguia alimentar-se por via oral e chorava, dia após dia, de dor e fome no leito 27 do Hospital Juvêncio Matos. 

Foram milhares de mensagens de internautas de várias regiões do Maranhão e até de fora do estado revoltados com o descaso. 

Na última segunda-feira (26), o deputado Wellington do Curso (PP) saiu em defesa do menino e solicitou ao governador Flávio Dino e ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, atenção ao caso. Foi então que apareceu a figura do também deputado Rafael Leitoa (PDT). Este usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para dizer que Vandeílson estava sendo muito bem tratado no hospital e que o colega Wellington estava fazendo politicagem com a situação. 

Não deu outra. A revolta foi geral. Tanto que Dona Vanderléia de Sousa Costa, mãe de Valndeílson  foi à Assembleia Legislativa nessa quarta-feira (28) para  denunciar o descaso que o filho vem sofrendo naquele hospital e desmentir o pronunciamento do deputado estadual Rafael Leitoa.

Ainda nessa quarta-feira (28) o secretário Carlos Lula foi ao hospital acompanhado de Wellington do Curso para ver a situação de perto. E, olha só, a sonda foi inserida na criança.

Confira o vídeo com os discursos dos dois deputados. Wellington falou na segunda-feira (26), Rafael Leitoa falou na terça (27).

Ressaltamos que esta foi apenas a primeira batalha vencida. Agora a criança será alimentada para, posteriormente, fazer a endoscopia e uma possível cirurgia no esôfago. 

MAIS SOBRE O CASO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.